A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou nessa quinta-feira (27.04) um Boletim InfoGripe que indicou um aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Mato Grosso e em outros Estados do país. No boletim mostra que 19 unidades federativas apresentaram sinais de crescimento de casos de Síndrome Respiratória nas últimas seis semanas.
Segundo o boletim, Mato Grosso e outros oito Estados, sendo eles Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, houve um crescimento em várias faixas etárias.
Conforme o documento, em crianças esse aumento se dá pelo vírus sincicial respiratório (VSR), já na classe adulta é em função da Covid-19. No entanto, a Fiocruz ressaltou que o motivo também se dá por outras ocorrências causadas pelo vírus da influenza.
Importante destacar que de acordo com a Fiocruz, foram registrados cerca de 2.678 óbitos referente aos casos de SRGA em 2023.
Portanto, é válido destacar e reforçar a importância de todas as categorias aderirem em maior número a vacinação contra a gripe e a Covid-19.
Leia também - Pesquisa aponta que 30% da população sofre com hipertensão
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).