A Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta terça-feira (08.12), o abono salarial 2020/2021 para trabalhadores com carteira assinada, mas que não possuem conta nas agências da Caixa. O banco depositará o benefício do Programa de Integração Social (PIS) na conta poupança social digital.
O pagamento pela poupança digital foi autorizado pela Lei 14.075/2020, sancionada no fim de outubro, que autoriza permanentemente o pagamento de diversos benefícios sociais e trabalhistas por meio eletrônico. As contas foram abertas de forma gratuita pela Caixa, sem a necessidade de apresentação de documentos.
O trabalhador deverá baixar o aplicativo Caixa Tem, e a partir dele realizar pagamento de boletos bancários, de contas domésticas e compras em lojas parceiras. O aplicativo também permite até três transferências gratuitas por mês para qualquer conta bancária.
Para os trabalhadores que não tiverem conta, poderão gerar um token (chave eletrônica) no Caixa Tem para saques em terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e agências.
Confira o calendário - Nascidos em julho, agosto, setembro, outubro e novembro recebem nesta terça. Já para os nascidos em dezembro, a data de liberação fica para o dia 15 de dezembro.
Os nascidos em janeiro e fevereiro poderão utilizar do benefício a partir do dia 19 de janeiro. Ainda para os nascidos em março e abril fica liberado dia 11 de fevereiro. Restando para os nascidos em maio e junho, a data de liberação dia 17 março.
O abono salaria tem os valores entre R$ 88 e R$ 1.045, conforme a quantidade de meses trabalhados com carteira assinada no ano-base 2019, no setor privado. Têm direito ao benefício os empregados formais que receberam até dois salários mínimos, na média, em 2019, cadastrados no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e com pelo menos 30 dias trabalhados em 2019.
Para as pessoas que trabalham no setor público estão inscritas no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e recebem o benefício pelo Banco do Brasil.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).