A Caixa Econômica Federal começa a devolver, a partir desta segunda-feira (30.11), ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço o dinheiro referente ao saque emergencial do FGTS (valor de até R$ 1.045) que foi transferido para contas poupanças sociais digitais abertas em nome dos trabalhadores e que não foi retirado pelos cotistas.
O saque do FGTS Emergencial foi liberado pelo Governo Federal em razão de pandemia como forma de amenizar a crise que reduziu ou acabou com a fonte de renda de alguns trabalhadores. Porém, muitos beneficiários, segundo o banco, deixaram de sacar ou usar o valor integral do auxílio.
A Caixa informou que milhares de trabalhadores preferiram não retirar os recursos, informando seu desejo à Caixa dez dias antes do prazo previsto para o depósito na poupança digital. Com isso, o valor nem deixou a conta vinculada de FGTS.
A outra opção era deixar os R$ 1.045 parado na conta digital até o dia 30 de novembro, e assim, a instituição financeira entenderia a falta de interesse do trabalhador e devolveria o dinheiro ao FGTS com a devida correção.
O banco ainda informou que caso o trabalhador ainda deseje utilizar os recursos vinculados ao FGTS Emergencial basta fazer uma solicitação à Caixa até o dia 31 de dezembro. “Caso o trabalhador queira receber o valor, poderá realizar a solicitação pelo aplicativo FGTS até o dia 31/12/2020. O valor será creditado na poupança social digital e poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem”, diz nota do banco.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).