O Ministério da Saúde divulgou nessa quarta-feira (15.12) balanço apontando que até o momento foram confirmados no Brasil um total de 19 casos da nova variante da Covid-19, a Ômicron.
De acordo com a pasta, os casos foram registrados nos Estados de São Paulo (13), no Distrito Federal (2), no Rio Grande do Sul (2) e em Goiás (2).
Ainda segundo o Ministério, outros sete casos suspeitos estão em investigação em Goiás (2) e Minas Gerais (5).
Importante destacar que dados preliminares reunidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelaram que a variante Ômicron pode se propagar de maneira mais veloz que a Delta, porém com sintomas mais leves. Além disso, a nova cepa parece ser mais resistente às vacinas existentes no mercado.
Apesar dos dados, a organização diz que é "incerto" dizer que o aumento dos casos é causado por baixa cobertura vacinal, o aumento da transmissão ou ambos.
Todavia, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de obrigar o Governo a exigir o passaporte da vacina para viajantes é, por exemplo, uma medida que pode contribuir para a manutenção dos casos da nova variante sobre controle.
Leia Também - STF decide pela obrigatoriedade do passaporte vacinal e quarentena para quem não tiver comprovante
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).