Mais vacinas serão distribuídas aos Estados e municípios ainda esta semana, a informação é do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.
Conforme Queiroga, nesta quinta-feira (29.04), deve chegar um milhão de doses da vacina Pfizer. Além disso, ele revelou que em breve o Governo Federal irá lançar um programa nacional de testagem para Covid-19 (coronavírus).
O anúncio ocorreu na manhã de hoje (28) após a 3ª Reunião do Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento da Pandemia da Covid-19. O comitê é composto pelos presidentes da República, Jair Bolsonaro (sem partido), do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (Progressistas/AL), e por um representante do Judiciário.
Segundo o ministro, as doses da vacina da Pfizer serão o primeiro lote das mais de 100 milhões doses previstas entre contrato do Governo com a farmacêutica responsável pela vacina.
Além destas doses, o Governo informou a antecipação 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca do consórcio Covax Facility para o próximo mês de maio – inicialmente as doses estavam previstas para chegarem ao Brasil somente em junho. Com isso, no mês que vem o Covax Facility irá enviar 4 milhões de doses.
Queiroga revelou ainda, que o Governo deve lançar em breve o programa nacional de testagem por meio do “teste de antígeno”. O teste de antígeno (através do cotonete no nariz), é considero indolor, e possui menor tempo de resultado, dentro de 1 a 2 horas após a aplicação do teste.
“Em breve vamos lançar programa de testagem da nossa população, usando testes antígeno, que são mais rápido e assim vamos conseguir identificar aqueles casos positivos e seus contactantes, para que possamos adotar uma política melhor de quarentena para esses indivíduos infectados. Assim reduzir transmissão desta doença” , declarou o ministro.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).