O presidente Jair Bolsonaro (PSL) transferiu a Secretaria Especial de Cultura que integrava o Ministério da Cidadania para o Ministério do Turismo. A mudança foi publicada na edição desta quinta-feira (07.11) do Diário Oficial da União.
Além desta, órgãos como o Conselho Nacional de Política Cultural; a Comissão Nacional de Incentivo à Cultura; a Comissão do Fundo Nacional de Cultura; bem como outras seis Secretarias não especificadas no decreto, também passaram do Ministério da Cidadania para o Ministério do Turismo.
Ainda, de acordo com o decreto, após a mudança o apoio e assessoramento jurídico desses órgãos transferidos serão prestados pelo Ministério do Turismo. Com isso, as pastas que estavam sob o comando do ministro Osmar Terra, serão conduzidas agora pelo ministro Marcelo Álvaro Antônio.
Em suas redes sociais Marcelo Álvaro Antônio se manifestou positivamente acerca da mudança. Segundo ele, com a transferência, o acesso à cultura e ao turismo serão impulsionados por meio de ações conjuntas “com ganho e eficiência”.
Na última quarta (06) foi publicada no Diário Oficial da União a exoneração do secretário Especial de Cultura, Ricardo Braga. Ele ocupou o antigo cargo por dois meses e agora assumirá a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) do Ministério da Educação (MEC).
Segundo O Globo, o filho do pastor R.R. Soares, ex-deputado federal Marcos Soares (DEM-RJ), é o mais cotado para assumir a pasta que Braga chefiava.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).