O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta terça-feira (28.01) que o Governo Federal irá apurar as falhas na correção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Bolsonaro declarou ainda que não descarta a possibilidade de sabotagem no exame.
“Tem que conversar com ele [ministro da Educação, Abraham Weintraub] para ver o que está acontecendo, se realmente foi uma falha nossa, se tem uma falha humana, sabotagem.... seja lá o que for. Nós temos que chegar ao final da linha e apurar isso”.
Na última semana, Abraham Weintraub informou que houve “inconsistência” na correção de cerca de 6 mil provas do exame. Com isso, foi estendido por mais dois dias o prazo para inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Questionado se realmente acredita que o exame foi alvo de “sabotagem”, o presidente se mostrou não descartar qualquer possibilidade, no entanto disse que não irá afirmar nada sem que a falha seja devidamente apurada. Ainda, segundo ele, o Governo irá assumir o erro caso seja comprovado que a falha foi de sua responsabilidade.
“Eu acho que todas as cartas estão na mesa, não quer dizer que é isso, até porque não quero me eximir de uma responsabilidade que talvez seja nossa. Eu não sou dessa linha. Eu quero é realmente apurar e chegar no final da linha para poder falar com propriedade. Se for nossa, assume. Se for do outro, mostra com provas o que houve”, declarou.
O presidente reforçou que, “por enquanto”, Weintraub permanece no cargo de ministro da Educação. “Sempre eu falo por enquanto para todo mundo, o único que não é por enquanto é o mourão, o resto todo mundo é por enquanto”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).