02 de Dezembro de 2024
02 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Brasil Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2020, 10:47 - A | A

Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2020, 10h:47 - A | A

Mundanças no CTB

Bolsonaro diz que radar móvel atrapalha motoristas e provoca acidentes de trânsito

Sarah Mendes/VG Notícias

Reprodução

Bolsonaro live

 Jair Bolsonaro (sem partido) realizou mais uma de suas lives semanais 

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) realizou mais uma de suas lives semanais nessa quinta-feira (09.01). Desta vez, ele comentou a respeito das mudanças que pretende fazer no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Bolsonaro disse estar conversando sobre o assunto com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tem se mostrado simpático às mudanças na legislação de trânsito.

A intenção de Bolsonaro é retirar seu projeto apresentado em junho do ano passado, à Câmara dos Deputados que prevê mudança no Código Brasileiro de Trânsito (CTB), e apresentar uma outra proposta tratando especificamente sobre a mudança na validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passando de cinco anos, como é atualmente, para dez anos.

Durante a transmissão ao vivo, Bolsonaro ainda criticou o relator de seu primeiro projeto, deputado Juscelino Filho (DEM-MA). “O relator, lamentavelmente, acha que a validade passa para dez anos [para pessoas de] até 45 anos de idade e quem tem 46 já está está velho. Essa é a opinião do relator”.

Segundo Bolsonaro, se dependesse apenas dele, a validade da carteira de motorista seria de dez anos para pessoas de até 75 anos, e então, após essa idade, deveria ser renovada de cinco em cinco anos. “Se dependesse de mim eu botaria para 75, se o Rodrigo Maia topar e o Davi Alcolumbre topar a gente bota até 75 anos de idade. Eu to com 64 [anos], faço 65 daqui a dois meses e acho que estou novo ainda”, disse.

Além disso, o presidente pretende apresentar ainda outro projeto, tratando a respeito da pontuação da CNH. O objetivo dele é aumentar, de 20 para 40 a pontuação máxima para perder a carteira de motorista. Em justificativa à mudança, Bolsonaro argumenta dizendo que o Brasil possui muitos radares fixos e móveis. “O coitado do motorista que rala igual um desgraçado ele perde rapidamente [a carteira]. Ele atinge rapidamente os 20 pontos”.

Para Bolsonaro, os radares móveis somente atrapalham os motoristas e provocam acidentes de trânsito. “O motorista ao invés de estar preocupado com a pista, ele fica preocupado com o barranco, ele fica vendo naquele retão, ‘será que tem alguém ali que vai me multar’”, finalizou o presidente.

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760