O presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse hoje (21.08), durante entrevista coletiva, que “ongueiros” podem estar por trás das queimadas que atingem a Amazônia. Ele diz acreditar que a ação criminosa pode ter sido provocada por organizações não governamentais (ONGs) para ‘chamar atenção’ do Governo Federal, devido ao corte de repasses financeiros.
“Nós tiramos dinheiros de ONGs. Repasses de fora que 40% ia para ONGs, não te mais. Acabamos também com a questão dos repasses de ONGs, órgãos públicos. Esse pessoal tá sentindo a falta do dinheiro, então pode estar havendo sim, não estou afirmando, ação criminosa desses ongueiros para, exatamente, chamar atenção contra minha pessoa, contra o Governo do Brasil. Essa é a guerra que nós enfrentamos”.
Na última segunda-feira (19), várias cidades do país permaneceram com o céu cinza durante todo dia, isso devido à fumaça proveniente das chamas que atingem o norte do país, há mais de 16 dias.
Hoje, quando questionado por jornalistas, o presidente disse que o Governo não está insensível quanto às queimadas e, desde ontem está conversando com o ministro da defesa, general Fernando Azevedo e Silva, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles e o ministro da Justiça, Sérgio Moro, para estudarem uma forma de cessar as chamas.
“O pessoal nosso, o Ibama e o ICMBio está agindo, mas dá pra você imaginar o tamanho da Amazônia. [...] A justiça, acredite, pode mandar 40 homens da Força Nacional pra lá [Amazônia]. É uma gota d’água num oceano. As Forças Armadas, devem usar, talvez a partir de amanhã, unidades ali da região, porque não tem como deslocar daqui para lá’, disse.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).