O presidente Jair Bolsonaro atacou a imprensa novamente nesta segunda-feira (06.01), dessa vez, na entrada do Palácio Alvorada, o chefe do Executivo Nacional, declarou que os jornalistas são uma “raça em extinção”.
Bolsonaro acrescentou dizendo que vincularia os repórteres ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão que defende animais ameaçados. “Eu acho que eu vou botar os jornalistas do Brasil vinculados ao Ibama, porque são uma raça em extinção”, disse.
Segundo Bolsonaro, muitas pessoas estão deixando de acreditar na imprensa brasileira, além disso, segundo ele, ler jornal “envenena”. “Quem não lê jornal não está informado e quem lê está desinformado”, acrescentou.
Os ataques do presidente foram feitos ao criticar uma matéria publicada pelo portal Uol, intitulada ‘Bolsonaro diz: não vote em quem usa fundão, mas usou R$ 200 mil em 2014’. Em frente ao Alvorada, o presidente negou a acusação. “O fundão é de 2017. É de uma imbecilidade... Lamentavelmente. Não vou dizer todo mundo para não ser processado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ), mas é de uma imbecilidade… não sabem nem mentir mais”, afirmou.
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que Bolsonaro emitiu ataques à imprensa, somente no ano passado a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) contabilizou 116 declarações contra a imprensa, sendo que 11 desses foram direcionados a jornalistas.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).