Pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e tenham conseguido trabalho com carteira assinada podem pedir o auxílio-inclusão que será pago no valor mensal de R$ 500,00. A informação é do Ministério da Cidadania.
De acordo com a pasta, o pedido pode ser feito pelo aplicativo meu INSS ou no site com o mesmo nome. porém, para ter acesso ao auxílio-inclusão, a pessoa com deficiência precisa estar inserida no mercado formal de trabalho e estar com o CPF em situação regular, assim como cumprir os requisitos para ter direito ao BPC.
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Segundo o Ministério, a pessoa precisa ter recebido pelo menos uma parcela do Benefício de Prestação Continuada nos últimos cinco anos ou estar com o benefício suspenso no mesmo intervalo. Ele precisa comprovar deficiência moderada ou grave e fazer parte de família com renda per capita (por pessoa) de até dois salários mínimos (R$ 2,2 mil).
Também é necessário estar inscrito no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) ou em regimes de previdência dos servidores públicos e estar com inscrição atualizada no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Caso perca o emprego com carteira assinada, a pessoa com deficiência volta a receber o BPC, que paga um salário mínimo, sendo que a migração ocorre de forma automática, sem a necessidade de repetir as avaliações iniciais feitas para garantir o acesso ao benefício original.
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