20 de Setembro de 2024
20 de Setembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Brasil Quinta-feira, 19 de Novembro de 2020, 16:35 - A | A

Quinta-feira, 19 de Novembro de 2020, 16h:35 - A | A

tramitando na CÂMARA

Após 60 dias: INSS pode ser obrigado a pagar auxílio-doença por falta de perícia médica

Parlamentar argumenta que mesmo com reabertura de agências do INSS peritos se negaram a retornar ao trabalho

Lucione Nazareth/VG Notícias

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode ser obrigado a pagar o auxílio-doença, no valor de um salário mínimo (R$ 1.045), se a perícia médica não for realizada no prazo máximo de 60 dias. A obrigação consta no Projeto de Lei 4708/20 que tramita na Câmara dos Deputados.

“Decorridos 60 (sessenta) dias da data da entrada do requerimento de auxílio-doença, sem a realização de perícia pela Perícia Médica da Previdência Social, o benefício será concedido, no valor de um salário-mínimo mensal, aos requerentes”, diz trecho extraído da proposta de autoria do deputado federal, Domingos Sávio (PSDB/MG).

Segundo o texto, o pagamento será feito desde que o segurado cumpra os requisitos de carência mínima exigida e apresente o atestado médico. O deputado argumenta que as agências do INSS reabriram em 14 de setembro, porém, os médicos peritos decidiram não retornar às atividades “por considerar que não havia segurança sanitária suficiente para o desempenho de seu trabalho”.

“Consequentemente, todas as perícias médicas agendadas foram suspensas até a adequação das agências, em prejuízo dos segurados que delas dependiam. Além da situação gravíssima que o Brasil inteiro está testemunhando, com prejuízo e desespero de milhares de trabalhadores que estão injustamente desamparados quando mais precisam, é preciso lembrar que este problema de filas e atrasos na realização de perícias médicas é um problema recorrente na previdência social e está sujeito a ocorrer novamente em razão de qualquer tipo de paralização do serviço como em greves etc”, diz trecho extraído na justificativa apresentada.

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760