27 de Novembro de 2024
27 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Brasil Terça-feira, 11 de Maio de 2021, 09:33 - A | A

Terça-feira, 11 de Maio de 2021, 09h:33 - A | A

saúde

Anvisa recomenda suspensão imediata da aplicação da vacina AstraZeneca em grávidas

Grávidas só podem receber vacinas CoronaVac e da Pfizer

Lucione Nazareth/VGN

Reprodução

gravida 012 gestante

 Grávidas só podem receber vacinas CoronaVac e da Pfizer

 

 

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou nessa segunda-feira (10.05) a suspensão imediata da aplicação da vacina contra o coronavírus (Covid-19) da AstraZeneca/Fiocruz em grávidas.

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina vem sendo usada, em alguns Estados em gestantes com comorbidades, porém, a partir de agora só podem ser aplicadas nas grávidas a CoronaVac e a vacina da Pfizer.

Leia Mais - Várzea Grande irá vacinar todas as gestantes e grupo com comorbidades; veja como se cadastrar

Na recomendação da Anvisa, diz que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.

“O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica”, diz nota.

Nota na íntegra da Anvisa 

A Anvisa recomendou nesta segunda-feira (10/5) a suspensão imediata do uso da vacina Covid da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes. A orientação está em Nota Técnica emitida pela Agência.  

A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina da AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Esta recomendação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra Covid em uso no país.  

O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra Covid da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina por gestantes sem orientação médica.

 
 

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760