21 de Novembro de 2024
21 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Brasil Quinta-feira, 16 de Dezembro de 2021, 10:30 - A | A

Quinta-feira, 16 de Dezembro de 2021, 10h:30 - A | A

VACINA DA PFIZER

Anvisa libera vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra Covid

Início da vacinação depende do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde

Lucione Nazareth/VGN

Pedro Ribas/SMCS

VGN_Pfizer vacina_saude

 Início da vacinação depende do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde

 

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quinta-feira (16.12) autorizar a aplicação da vacina da Pfizer, contra a Covid-19, em crianças de 5 a 11 anos.

Segundo a Anvisa, a farmacêutica Pfizer submeteu à agência os dados e os estudos de segurança que embasam o pedido de aprovação de indicação da vacina para crianças. A análise das informações foi feita pelo corpo técnico da Agência e também contou com a participação de representantes de sociedades médicas brasileiras.

Nesta quinta (16), a área técnica do órgão apresentou relatório sobre o pedido de imunização, sendo apresentado que crianças irão tomar doses da vacina, com 10 microgramas. Atualmente, pessoas acima de 12 anos recebem dose de 30 microgramas do imunizante.

“A dose de 10 microgramas foi cuidadosamente selecionada como a dose preferida para segurança, tolerabilidade e imunogenicidade em crianças de 5 a 11 anos”, informou equipe técnica, citando que nos Estados Unidos mais de 5 milhões de crianças receberam o imunizante de forma “segura” sem efeitos adversos.

O frasco da vacina será na “tampa laranja” para diferenciar o atual imunizante que está armazenado em frasco com “tampa roxo”, para que haja confusão ou erro durante aplicação do imunizante.

Ao final, o órgão técnico afirmou que os benefícios da vacina em crianças de 5 a 11 anos “superam os riscos dos efeitos adversos”, manifestando favorável a liberação sob argumento de que a Anvisa seguirá monitorando os possíveis riscos.

Com a liberação da imunização, a decisão da Anvisa será publicada no Diário Oficial da União para passar a valer.

Importante destacar que em fevereiro deste ano, a Pfizer obteve registro definitivo para a vacina contra Covid, e com a autorização da área técnica da Anvisa, a bula do imunizante será alterada para inclusão das crianças de 5 a 11 anos.

O início da vacinação depende do Ministério ou das Secretarias de Saúde, e os cronogramas ainda não foram informados.

O Ministério da Saúde começou a se preparar para a vacinação de crianças em novembro ao negociar a compra de 40 milhões de doses da vacina da Pfizer para imunizar a faixa etária de 5 a 11 anos. A entrega dos imunizantes está condicionada à aprovação da Anvisa. 

Leia Também - Pfizer: teste aponta “segurança” de vacina contra Covid-19 em crianças de 05 a 11 anos

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760