A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) marcou para a próxima sexta-feira (04.06) uma reunião extraordinária para analisar novos pedidos de governadores sobre importação da vacina Sputnik V contra Covid-19.
Ainda, deve ser analisado pedido do Governo Federal para importação de 20 milhões de doses da vacina indiana Covaxin.
No final de abril, a Anvisa negou o pedido dos Estados para importação da vacina sob a alegação de que não havia documentos que comprovassem a segurança da vacina, especialmente frente a dados que mostravam a possível presença de adenovírus replicante no imunizante.
Leia Mais - Anvisa nega pedido de Mendes para comprar vacina russa; equipe técnica apontou risco de doenças
Agora uma nova reunião foi marcada para análise dos pedidos dos governadores. Ainda existe no Supremo Tribunal Federal uma ação, protocolada pelo Consórcio do Nordeste, que questiona a quantidade de documentos pedidos pela Anvisa, alegando que a agência mistura os processos de importação, mais simples, com a autorização de produção da Sputnik V no Brasil pela União Química, e pede mais documentos do que o necessário.
Caso ocorra autorização para importação do imunizante, Mato Grosso pode utilizar da decisão para adquirir 1,2 milhão de doses da vacina por meio do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC) – o qual o Estado integra.
Leia Mais - Mauro Mendes anuncia compra de 1,2 milhão de vacina Sputnik; primeiro lote deve chegar em abril
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).