por Beatriz Formighieri*
A cirurgia plástica da região dorsal, também conhecida como Torsoplastia, é indicada para quem passou por longo processo de emagrecimento, como por exemplo, pessoas que fizeram a cirurgia bariátrica e não sabem lidar com o excesso de pele que fica.
Nessa cirurgia, a flacidez acentuada na região dorsal, nos flancos e a queda dos glúteos são corrigidos, proporcionando resultados bem satisfatórios e a melhora da autoestima do paciente. A Torsoplastia pode ser associada à outras cirurgias, como a Abdominoplastia ou Lipoaspiração.
Durante o procedimento, o médico retira uma faixa de pele ou gordura da região dorsal, esticando a pele e elevando os glúteos em alguns centímetros. Normalmente, a cicatriz localiza-se entre o glúteo e o dorso, facilmente escondidas pelas roupas íntimas ou roupas de banho.
Entre os cuidados pós-operatórios recomenda-se usar a cinta compressiva e fazer sessões semanais de drenagem linfática. Fora isso, é importante que o paciente evite dirigir por, pelo menos, três semanas.
Por vezes um retalho dermogorduroso (com a pele que sobra do paciente), pode ser confeccionado para dar volume para a região das nádegas , portanto uma espécie de prótese glútea natural poderá ser confeccionada em associação à cirurgia de torsoplastia.
O resultado final é um dorso bem contornado e sem dobras, ele pode se manter permanentemente, desde que não haja ganho de peso.
A técnica é pouco comum, mas os resultados são ótimos.
*Beatriz Formighieri é cirurgiã plástica com especialização em Cirurgia de Contorno Corporal Pós Obesidade.
Brasil unido pelo Rio Grande do Sul
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).