26 de Fevereiro de 2025
26 de Fevereiro de 2025

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Artigos Quinta-feira, 16 de Julho de 2015, 17:06 - A | A

Quinta-feira, 16 de Julho de 2015, 17h:06 - A | A

Opinião

Várzea Grande - Cadê o prefeito que estava aqui?

O jornalista Alexandre Garcia da Globo critica duramente Walace Guimarães.

por Geraldo Araújo*

Várzea Grande foi manchete nacional nesta quinta-feira (16.07), no programa da Rede Globo de televisão sobre o caso dos 400 mil medicamentos que venceram sem uso nas unidades de saúde do município, na gestão do ex-prefeito Walace Guimarães do PMDB, que foi cassado por caixa dois na campanha eleitoral.

O jornalista Alexandre Garcia da Globo critica duramente Walace Guimarães.

O fato veio à tona após um servidor público entrar em contato com a redação do VG Notícias para reclamar das condições de trabalho e foi atendido por nossa diretora, a jornalista investigativa Edina Araújo.

Edina Araújo foi até o local denunciado para averiguar o problema, como faz de costume em todas as reclamações que parte de pessoas que confiam no site como porta voz de suas reclamações e deparou com outro fato. Haviam caixas se deteriorando depositadas, segundo ela, “jogadas”, no depósito utilizado para guardar motocicletas e carros apreendidos pela Guarda Municipal de Várzea Grande.

Postada a matéria, a jornalista começou a receber telefonemas de colegas da imprensa pedindo autorização para utilização das fotos feitas por ela e também ligações de mais pessoas anônimas informando outros locais em que haviam medicamentos descartados.

Pronto, estava instalado um dos maiores escândalos da administração do ex-prefeito Walace Guimarães, que é médico e é casado com Jaqueline Guimarães, que também é médica e foi secretária de saúde do município em duas administrações.

O casal de médicos políticos sempre utilizou a saúde para se promover no campo eleitoral. Walace foi vereador, deputado estadual e prefeito e ela foi suplente de deputada federal e sempre usando o caos na saúde para se promoverem.

A esposa Jaqueline, quando o marido era candidato a prefeito, apresentou atestado médico para se afastar das atividades no Pronto-Socorro Municipal de Várzea, alegando estar com câncer e, durante o período eleitoral, fazia campanha nas ruas quentes da cidade.

Na oportunidade, na condição de diretor da unidade de saúde, solicitei que a médica voltasse ao trabalho e fui duramente criticado pelo Dr. Walace, então candidato, que apareceu na campanha eleitoral chorando e dizendo que o chefe da esposa não estava preparado para o cargo, porque não tinha sensibilidade para entender que a esposa dele estava doente e até precisava das atividades nas ruas durante a campanha para se recuperar. Clique aqui e confira.

Ou seja, utilizou o fato politicamente como sempre faz, para se beneficiar, acusando-me de estar perseguindo sua esposa.

Depois de eleito prefeito, o doutor Walace Guimarães nomeou sua esposa, doutora Jaqueline Guimarães, como secretária de saúde e a mesma deixava a Secretaria durante expediente para trabalhar no Detran em Cuiabá. Clique Aqui e confira matéria relacionada.

VG Notícias fez uma matéria sobre a irregularidade e encaminhou ao MP que a denunciou e a mesma foi condenada pela Justiça de Mato Grosso a devolver os salários recebidos indevidamente como secretária neste período.

Hoje, depois de o ex-prefeito ser afastado do cargo por utilização de caixa dois, deixando um rastro de prejuízo ao município, objeto de um artigo que fiz em 09 de maio de 2015, sob o título “A justiça tardia pode trazer prejuízos irreparáveis para Várzea Grande”, vem à tona mais este fato dos remédios descobertos pela jornalista Edina Araújo e que se tornou de conhecimento do Brasil.

Tomara que o mesmo não fuja e deixe de cumprir as condenações que possivelmente virão pelos crimes e prejuízos causados ao município. O que restaria a população perguntar: “Cadê o Prefeito que estava aqui?”

*Geraldo Araújo é advogado e jornalista.

Brasil unido pelo Rio Grande do Sul

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

 Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760