por Fernanda Gentil*
Não é possível! Depois de hoje não é possível que mesmo a mais pessimista das ideias ou o mais frio dos corações não tenha se sensibilizado. Se orgulhado.
Eu sei que sim. Algo me diz que sim! Sei que o crítico nato se calou. O revoltado se encantou. Que o "do contra" se emocionou. Depois de hoje deu pra entender, de perto, a nobreza do significado de uma Olimpíada - os aros são a união dos povos, e a tocha, a paz e a amizade. Brasil, pense (só em alguns) dos nossos problemas: os valores olímpicos podem ajudar a combatê-los - contra a corrupção eles trazem a união. Contra a intolerância, a amizade. Contra a violência, a paz. Esse é o esporte na sua essência, e Olimpíada é a festa do esporte.
Nessa festa não entra preconceito, agressividade nem injustiça. Nessa festa entram negros, brancos, homens, mulheres, altos, baixos, gordos, magros, cabelos lisos ou enrolados. Pense numa criança brasileira. É da família? Então imagine os olhinhos dela vendo Neymar em campo, Usain Bolt correndo ou Phelps na piscina. É de rua? Então pense quando e onde mais ela vai poder saber de tantas historias de superação? Quantas não vão se identificar? Quantos atletas ja não estiveram onde elas estão hoje? Se você não se deixou ser tocado por esse espírito, não impeça que uma criança seja. Deixe que, durante a Olimpíada, elas descubram os Lars's, Emanuéis, Sheldas, Fabis, Gustavos, Gugas, Flavios, Hortencias e Daianes que vivem dentro delas.
É o primeiro passo para que elas entendam que o jogo da vida é assim mesmo, cheio de viradas. E a gente acabou de dar uma: o mundo está pasmo e aos nossos pés com a cerimônia de abertura. Começa amanhã a Olimpíada, que em nada tem a ver com os nossos problemas; ela só chega com a confiança de quem sabe qual é a solução. E se vamos aprender com ela, tenho certeza de que o planeta acaba de aprender mais um pouco dessa raça, que não tem medo de fumaça e não se entrega não...
*Fernanda Gentil é jornalista
Brasil unido pelo Rio Grande do Sul
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).