08 de Novembro de 2024
08 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Artigos Quinta-feira, 13 de Janeiro de 2022, 09:31 - A | A

Quinta-feira, 13 de Janeiro de 2022, 09h:31 - A | A

Fabinho* 

Nossa história, nossa cultura e identidade têm que ser preservada

por Fábio José Tardin – Fabinho* 

Valorizar nossa história, nossa identidade, nossa gastronomia, nossa cultura local, essa é mais uma missão da Câmara Municipal de Várzea Grande. Em vista disso, durante a trajetória como vereador, tivemos como um dos nossos objetivos preservar e divulgar a cultura do município, que integra a identidade cultural do estado de Mato Grosso. Para isso, destaco algumas leis de nossa autoria, que já se encontram em vigor.

A Lei n.º 4.772/2021 que instituiu o mês de maio como o ‘Mês da Cultura em Várzea Grande’. Durante este período, deve ser realizadas palestras, simpósios e seminários, supervisionados pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, com o objetivo de conscientizar os jovens sobre a valorização da cultura local, prevendo ainda a apresentação de grupos de danças regionais (cururu, siriri e rasqueado) em locais de grande circulação de pessoas, a exemplo do saguão do Aeroporto Marechal Rondon, recepcionando os turistas.

Já a lei n.º 4.810/2021, inclui no calendário oficial de eventos da nossa cidade o Festival do Pacu, que prevê a promoção anual de evento gastronômico, com a participação de comerciantes de: bares/restaurantes, pescadores, criadores, e outros segmentos da gastronomia. Os quais promoverão a divulgação deste importante prato regional e consequente aquecendo a economia local.

Com o mesmo enfoque, a Lei n°4.823/2021 autoriza o Poder Executivo a incluir a disciplina “História Municipal” nas atividades extracurriculares da rede municipal de ensino, já que o conhecimento da história local é de grande importância para a formação dos estudantes, sendo que muitas crianças e até mesmo adultos residentes em Várzea Grande a desconhecem.

Junto com minha amiga, a vereadora Gisa Barros criamos a Lei 4406/2018, reconhece as redeiras e o modo de fazer a rede várzea-grandense como patrimônio cultural material e imaterial do nosso município.

Várzea Grande tem 154 anos de história, com grandes personagens e enorme riqueza cultural, deste modo, a Câmara Municipal de Várzea Grande, buscará de forma incessante, o incentivo de jovens e adultos a se interessarem pelas raízes da nossa terra, e para isso, contem comigo e com os demais parlamentares para a manutenção das ações já existentes e para a criação de novos projetos que visem a divulgação e preservação da memória, costumes e cultura regional da nossa amada cidade que tanto nos orgulhamos.

Várzea Grande e Mato Grosso conte comigo!

*Fábio José Tardin – Fabinho (DEM) é vereador e presidente da Câmara Municipal de Várzea Grande.

Brasil unido pelo Rio Grande do Sul

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

 Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760