por Juacy da Silva*
Mesmo em meio aos desafios da vida, tente, vale a pena, JAMAIS PERCA A SERENIDADE E A ESPERANÇA. Quando alguma irritação chegar, ela acaba afetando nossa saúde física, mental, emocional e espiritual que se descontrola; os nossos órgãos se perturbam e sofremos terrivelmente. Esta é a origem da grande maioria ou da quase totalidade das doenças que afetam a humanidade.
Devemos estar preparados/preparadas para viver em um mundo onde as incompreensões, o racismo, a discriminação, as traições, as calúnias, as espertezas alheias, a falta de gratidão de quem você algum dia ajudou a sair do sufoco material, emocional ou espiritual; as injustiças que premiam quem faz o mal e penalizam quem busca sempre o bem.
Tudo isso é gerado pela falta de sensibilidade, pelo egoísmo, pela cegueira social e spiritual, pelo egocentrismo, pelas futilidades, pelo imediatismo e, com certeza, esses sentimentos provém de pessoas enfermas do corpo, da mente, das emoções ou da alma, não as condene, aprenda a perdoar, a compreender as causas que estão na origem desses sentimentos negativos e, peça a Deus ou `a divindade que você acredita, que ilumine, abençoe e transforme as mentes e os corações de quem assim age.
Quanto a você, mesmo que momentaneamente, esteja sofrendo devido as essas relações tóxicas, que podem ser reais, imaginárias ou virtuais, procure acalmar-se, reflita, busque uma saída que lhe traga paz, que estimule o amor e jamais o rancor, se puder não aparente tristeza, dor, ódio; demonstre a quem está a sua volta que você está empenhado/empenhada na construção da sociedade do amor, da sociedade do bem viver, onde, jamais deve haver lugar ou espaço para sentimentos negativos, mesquinhos, mesmo em relação a quem te ofendeu, tripudiou sobre você ou não teve a capacidade de colocar-se no lugar de quem é ofendido, discriminado ou incompreendido.
Acredite, o tempo é o senhor do universo, só ele, o tempo, é capaz de produzir transformações físicas, mentais, emocionais e espirituais nessas pessoas que nutrem sentimentos negativos e praticam o mal, cujas mudanças, as vezes chamamos de milagres, mas que na verdade vem das forças interiores que já temos desde o ventre materno e estavam em forma latente.
Ninguém foi ou deve ser gerado para a prática do mal, do ódio, das injustiças, o meio onde nascemos, crescemos, nos tornamos em adultos ou idosos/idosas tem uma grande dose na forma como vamos sendo moldados para a vida, do que somos, do que temos, do que sonhamos, do que almejamos, do que pensamos e da forma como nos relacionamos.
Respeito, dignidade, empatia, resiliência, solidariedade, fraternidade não são apenas conceitos vazios, momentâneos ou de conveniência, mas são valores que devem nutrir nosso corpo e nosso espírito e moldam nossas ações no dia a dia, só assim podemos ser felizes e tornar as pessoas que nos cercam também felizes. As nossas ações decorrem deste quadro interior de referências, o qual, pode e deve ser cultivado ao longo de nossa jornada, de nossa caminhada aqui, neste planeta terra!
Pense nisso e tente mudar a forma como você vê ou percebe o mundo e se relacionar com as demais pessoas. Isto pode fazer toda a diferença em sua vida e na vida das demais pessoas!
*Juacy da Silva, professor universitário, titular, aposentado UFMT
Brasil unido pelo Rio Grande do Sul
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).