por Jaime Osmar Rodrigues*
Com o coração cheio de esperança e muita fé, nos preparamos para a chegada de 2023. Primeiro, temos que agradecer a Deus por mais um ano vivido. 2022 foi um ano de muitas polêmicas, divisões e até de incompreensões por questões políticas. Famílias se afastaram, amigos brigaram e muitas desavenças ocorreram. Mas tudo isso fará parte do passado e deixará muito aprendizado.
O momento agora é de reconciliação com a família, amigos e colegas de trabalho. O momento é de exercitarmos a tolerância, a complacência, para que este ano que está chegando possamos ser mais felizes, vivermos mais o ensinamento do Cristo, amar ao próximo, nos importar com a vida do outro e tratá-lo com respeito.
Nos últimos anos, houve uma grande evolução na ciência, com descobertas importantes sobre doenças, tecnologias e recursos para uma vida mais confortável e prática.
É inegável o quanto avançamos nessas questões materiais. Porém, o grande questionamento é o quanto evoluímos nos quesitos sentimento, empatia, perdão e amor ao próximo?
Nosso planeta vem sendo bombardeado por doenças, como a pandemia da Covid-19, que diariamente atinge milhares de pessoas no mundo. Crimes digitais, guerras, preconceitos de todo tipo são outros sinais de que estamos chegando a um limite como seres humanos.
Contudo, a evolução do mundo que habitamos depende da nossa evolução, de quanto queremos melhorarmos. Nas questões técnicas e científicas os avanços foram significativos. Basta lembrar a descoberta das vacinas em tempo recorde, criamos e aprimoramos dispositivos que tornaram nossa vida mais prática e confortável.
Contudo, nada disso vai mudar enquanto não nos atentarmos para o fato de que a mudança começa de dentro para fora, do coração para a ação.
Precisamos estar preparados para evoluir como seres humanos, olhando o outro com bondade, solidariedade e, principalmente, como amor, porque é isso que o Cristo nos ensinou.
Desejamos a todos um feliz ano novo, muitas bênçãos em todos os lares!
*Jaime Osmar Rodrigues - presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça Avaliadores de Mato Grosso
Brasil unido pelo Rio Grande do Sul
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).