Após a morte de mais uma servidora da Educação, vítima de forte de pressão, a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso, subsede de Várzea Grande (Sintep/VG), emitiu uma nota, alegando que a desvalorização, desprezo, pressão e opressão por parte do Governo do Estado estão deixando os trabalhadores ansiosos, depressivos e até mesmo se suicidando.
De acordo com o Sintep, uma situação extremamente preocupante, porém, segundo o sindicato, o governador Mauro Mendes vira os olhos e nem se quer abrir espaço para dialogar sobre essa questão e outras questões em pauta com a direção do sindicato (que representa essa categoria).
“Por conta da desvalorização, do desprezo, da pressão, da opressão e principalmente por conta dos calotes que o Governo do estado vem aplicando aos trabalhadores, temos recebido vários relatos de que muitos profissionais da educação de MT estão a cada dia mais ansiosos, depressivos e até mesmo se suicidando”, diz trecho da nota.
Na manhã desta terça (23), o sindicato emitiu uma nota de pesar pelo falecimento da Técnica em Nutrição Escolar (merendeira) Wanna Catharine, de apenas 34 anos. O Sintep informou que a família preferiu não informar as causas da morte.
Contudo, o Sintep recebeu informações, que Wanna estava em desvio de função na sua escola e vinha sofrendo uma forte depressão. Ainda conforme a direção do sindicato, a morte Wanna não é um caso isolado que vem acontecendo com os profissionais da Educação.
CVV - O CVV possui profissionais capacitados que estão disponíveis 24 horas por dia para ouvir e conversar com quem está passando por momentos difíceis. O serviço pode ser acessado por telefone, através do número 188, por chat no site www.cvv.org.br ou pessoalmente em unidades espalhadas pelo país.
É fundamental que amigos, familiares e a sociedade estejam atentos aos sinais de sofrimento psicológico e sejam solidários, oferecendo suporte e encorajando a busca por ajuda profissional. O diálogo aberto e o apoio emocional podem fazer a diferença na prevenção do suicídio e na promoção da saúde mental.
Leia mais - Servidora da Secretaria de Educação morre em VG
Nota na íntegra:
Com relação à causa da morte, da jovem Técnica em Nutrição Escolar (merendeira) Wanna Catharine, de apenas 34 anos, a família preferiu não informar.
Porém, recebemos informações de que ela estava em desvio de função na sua escola e vinha sofrendo uma forte depressão.
Isso não é um caso isolado que vem acontecendo com os trabalhadores da educação de MT.
Por conta da desvalorização, do desprezo, da pressão, da opressão e principalmente por conta dos
calotes que o Governo do estado vem aplicando aos trabalhadores, temos recebido vários relatos de que muitos profissionais da educação de MT estão a cada dia mais ansiosos, depressivos e até mesmo se suicidando.????
Uma situação extremamente preocupante, porém, o governo vira os olhos e nem se quer abrir espaço para dialogar sobre essa questão e outras questões em pauta com a direção do nosso sindicato (que representa essa categoria).
Situação muito triste que vem acontecendo em nosso estado de MT.????