04 de Fevereiro de 2025
04 de Fevereiro de 2025
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

VGNE Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2025, 10:50 - A | A

Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2025, 10h:50 - A | A

TRAGÉDIA

Ataque a tiros em escola deixa cerca de cinco pessoas feridas

A polícia classificou o caso como tentativa de homicídio, incêndio criminoso e crime de porte de arma agravado

Redação/VGN

Um ataque a tiros dentro de uma escola para adultos na cidade de Örebro, localizada a cerca de 200 km da capital Estocolmo, deixou pelo menos cinco pessoas feridas nesta terça-feira (04.02). O fato gerou uma grande mobilização das forças de segurança e colocou a região em alerta.

De acordo com informações do site G1, os disparos ocorreram por volta das 12h33 (horário local) dentro do campus escolar, que abriga instituições de ensino tanto para crianças quanto para adultos. Testemunhas relataram momentos de pânico, enquanto alunos e professores tentavam se proteger dentro das salas de aula.

A escola mais afetada foi a Risbergska, onde os estudantes foram mantidos em ambientes fechados até que a polícia controlasse a situação. Outras instituições próximas também adotaram medidas de segurança para evitar novos ataques. O hospital da região declarou estado de emergência para atender os feridos.

Conforme divulgado pelo site g1, informações do jornal sueco Expressen, o autor dos disparos teria atirado contra si mesmo após o ataque, mas o estado de saúde dele ainda não foi divulgado. Fontes do jornal Daily Aftonbladet indicam que várias pessoas ficaram feridas, mas o número exato e a gravidade dos ferimentos ainda não foram confirmados oficialmente.

Uma das mensagens mais impactantes sobre o episódio veio de um professor da escola, que, durante o ataque, enviou um texto a uma pessoa próxima: “Ele escreveu que estão atirando com armas automáticas na escola e que eles se protegeram em uma sala. Depois, ele escreveu que me ama”, revelou a fonte ao Expressen.

A polícia classificou o caso como tentativa de homicídio, incêndio criminoso e crime de porte de arma agravado. Equipes de resgate e ambulâncias foram acionadas rapidamente, e a evacuação do campus começou por volta das 15h. As autoridades também pediram que a população evitasse a área até que o risco fosse completamente neutralizado.

O ministro da Justiça da Suécia se pronunciou sobre o ataque e garantiu que as forças de segurança estão atuando intensamente para esclarecer o caso. “As informações sobre atos violentos em Örebro são muito sérias. A polícia está no local e a operação está a todo vapor. O governo está em contato próximo com a polícia e acompanha os acontecimentos de perto”, disse ele à emissora STV Orebro.

Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre o estado de saúde das vítimas e a identidade do atirador. A polícia segue investigando a motivação do ataque.

Leia também - Em busca de justiça, mulher abusada na infância se torna policial e prende o próprio agressor

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760