O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, disse nessa terça-feira (18.06) que o Plano Safra de 2024/2025 será recorde [evitar revelar números], e que que “provavelmente” o anúncio será feito no município de Rondonópolis. A declaração em entrevista à imprensa após deixar reunião com a Frente Parlamentar de Agropecuária (FPA) e com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
A previsão inicial do Governo é que o Plano Safra 2024/2025 destine algo em torno de R$ 540 bilhões para custeio e investimento aos grandes, médios e pequenos agricultores. O lançamento está previsto para o dia 26 deste mês.
Aos jornalistas, Fávaro afirmou que o foco do Governo é tornar o plano um modelo que possibilite o equilíbrio fiscal, assim como é preciso entender a dificuldade com a meta de zerar o déficit.
"Tivemos um Plano Safra recorde em 2023/2024 e o único senão colocado pela Frente Parlamentar naquele momento é que o volume de recurso para equalização não foi esperado pela Frente Parlamentar. Agora, enviaram uma proposta”, declarou o ministro.
Importante destacar que o Governo prevê lançar em 25 de junho, o plano para agricultura familiar no Palácio do Planalto, em Brasília.
Leia Também - Plano Safra 24/25 será lançado em MT; Fávaro vai escolher cidade