O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou nesta terça-feira (07.05), no programa Bom dia presidente, que o impacto das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul na agricultura podem levar o Brasil a ter que importar arroz e feijão.
Lula afirmou que o preço dos grãos já vinha sendo discutido pelo governo federal antes dos temporais que afetaram a região nos últimos dias. Naquela ocasião, os ministros justificaram que a área plantada havia diminuído e houve atraso na colheita. Porém, o presidente reconhece que, com as recentes chuvas, a colheita atrasou definitivamente.
"Fiz uma reunião com o ministro Paulo Teixeira e com o ministro Fávaro sobre a questão do preço do arroz e do feijão, porque estavam caros", afirmou o presidente. E eu disse que não era possível a gente continuar com o preço caro. Me alegaram que a área plantada estava diminuindo e que tinha o problema do atraso da colheita no Rio Grande do Sul. Agora, com a chuva, eu acho que nós atrasamos de vez a colheita do Rio Grande do Sul', disse.
Lula conclui que, se necessário, o Brasil importará arroz e feijão para equilibrar a produção, garantindo que o povo brasileiro possa pagar um preço justo pelo produto.
"Portanto, se for o caso para equilibrar a produção, a gente vai ter que importar arroz, a gente vai ter que importar feijão para que a gente coloque na mesa do povo brasileiro um preço compatível com aquilo que ele ganha", finalizou.
Leia Também: Gergelim doce é a aposta de renda extra para agricultura familiar em MT