O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar divulgou nesta segunda-feira (09.12) a relação de produtos que receberão descontos no âmbito do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF).
O percentual calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) revela novamente que o feijão-caupi foi o único que recebeu bônus (21,26%) em Mato Grosso. A lista completa dos 13 produtos beneficiados foi publicada no Diário Oficial (DOU).
De acordo com a Conab, o objetivo do programa é conceder aos agricultores familiares um desconto no pagamento ou na amortização de parcelas do financiamento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Os bônus têm validade entre 10 de dezembro a 09 de janeiro de 2025. O benefício é concedido sempre que o valor de mercado dos produtos contemplados fica abaixo do preço de garantia. Os custos de produção elaborados pela própria Companhia são o principal parâmetro para este cálculo. Já o objetivo do Pronaf é financiar a implantação, ampliação ou modernização das estruturas de produção, beneficiamento e indústrias no meio rural e em áreas comunitárias rurais.
Leia Também - STJ julga na terça (10) recurso de lobista de MT investigado por venda de sentenças