A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), Marina Silva, deve prestar esclarecimento nesta terça-feira (21.11) a respeito das medidas tomadas pelo MMA, em clara perseguição a agropecuária brasileira e aos produtores rurais do Brasil. Ela foi convocada pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados.
O requerimento apresentado pelos deputados Rodolfo Nogueira (PL-MT) e Zé Vitor (PL-MG) cita que as medidas implementadas pelo Ministério evidenciam que as ações têm sido empregadas como um meio de represália direcionada ao setor agropecuário e aos produtores rurais do Brasil, visando prejudicar um segmento de vital importância para o país.
Como exemplo, os deputados citam notícias que revelam que o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Governo do Amazonas estão colaborando para desenvolver uma medida administrativa com o objetivo declarado de combater os incêndios florestais na região.
“O representante do MMA, André Lima, que ocupa o cargo de Secretário da Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial, informou que a proposta continua em fase de desenvolvimento. No entanto, a proposta prevê a suspensão do registro no Cadastro Ambiental Rural (CAR) para propriedades onde tenham sido identificados focos de calor e incêndios sem a devida autorização”, justifica os parlamentares.
Leia também: Kalil deve se reunir com Lula para reivindicar recursos para água e esgotamento sanitário