Chegou no Brasil uma nova modalidade de turismo, os guias de experiências locais. A profissão que se consolidou no país com o crescimento das plataformas digitais permite que pessoas se cadastrem em aplicativos com Airbnb Experience e Viator, do TripAdvisor, para comercializar passeios únicos em suas cidades.
Os turistas podem contratar a função junto a pacotes de viagens disponíveis nos aplicativos. É como ter um “amigo local”, que te leva a lugares desconhecidos e apresenta diversas atrações locais, a diferença é que este “amigo” precisa ser pago para ceder a companhia.
As experiências acontecem em restaurantes, botecos, museus, trilhas ou até mesmo em festas. Tudo fora do sistema turístico personalizando, proporcionando a verdadeira cultura das cidades brasileiras, algo mais procurado pelos viajantes após a pandemia da Covid-19.
A presidente executiva da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Marina Figueiredo, disse em entrevista ao O Globo que os turistas não querem mais só passear, e sim conhecer o cotidiano das comunidades locais.
O carioca Murillo Pijenappel, que anuncia passeios nas plataformas digitais desde 2018, afirmou que a ideia chegou após acompanhar por anos o concurso Comida Di Buteco, no qual ele se inspirou e montou um roteiro com os melhores pratos da cidade, proporcionando aos turistas oportunidades de experimentar as melhores iguarias da cidade. O tour custa R$ 500 por pessoa e inclui comida e bebida sob curadoria dele.
“Percebi como os estrangeiros acabavam presos ao óbvio no Rio: restaurantes, sobretudo na Praia de Copacabana, que servem qualquer coisa, de pizza a churrasco. Turistas querem uma experiência local e não conseguem isso de outra forma”, afirma o carioca.
Pijnappel manteve o emprego como consultor financeiro em uma empresa de e-commerce até o início deste ano, quando se licenciou como guia de turismo e passou a se dedicar somente aos passeios.
Um casal canadense usou a expressão “amigo local” para descrever Murillo em um dos passeios organizados por ele na Zona Sul do Rio, no qual O Globo acompanhou. A turista ressaltou que faz toda a diferença ter alguém que realmente “vive” a cidade apresentando lugares que dificilmente seriam encontrados por turistas.
Com informações do O Globo
Leia também - Emenda Constitucional que prioriza mulheres em processos de regularização fundiária é promulgada
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).