Após reivindicações feitas pela Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Mato Grosso (OAB-MT), melhorias começam a ser implantadas no Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande.
“Verificamos algumas deficiências e resolvemos priorizar três situações emergenciais: parlatórios, salas de audiências virtuais e transporte. Felizmente, as questões já começaram a ser solucionadas”, enfatiza o presidente da Comissão de Direito Carcerário da OAB-MT, Maury Borges da Silva.
A reivindicação de ônibus para atender os familiares dos detentos da penitenciária, foi parcialmente atendida e uma linha já começou a funcionar, aos domingos, com saídas à 6h, às 8h, às 13h e às 16h, no Terminal André Maggi, com destino ao presídio.
Para o presidente da Subseção da OAB-MT de Várzea Grande, Rodrigo Araújo, o interesse em ser resolutivo, por parte da direção do presídio, foi fundamental. “O diretor da Unidade, Adão Elias Júnior, prontamente buscou auxilio para resolver as demandas, isso fez com que as reivindicações começassem a ser atendidas de forma mais ágil”, destaca.
Os seis parlatórios passarão por readequações, minimizando a insalubridade; ampliando o espaço; aumentando o contato visual entre o advogado e o cliente; além de melhorar a luminosidade e a acústica. As salas de audiências virtuais terão mais qualidade de sinal de internet.
Os representantes da OAB-MT destacam a disposição e agilidade demonstrada pelo secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Carlos Gonçalves. “Ele se comprometeu de que as adequações são apenas para atender as necessidades emergenciais e que serão construídos novos espaços com as finalidades apontadas, cuja qualidade deverá servir de modelo”, relata Maury.
Participaram da reunião no presídio, Rodrigo Araújo, presidente da Subseção da OAB de Várzea Grande e diretoria; Maury Borges da Silva, presidente da Comissão de Direito Carcerário da Seccional OAB/MT, e dos membros da Comissão, Leticia Santos de Moraes, Esteclides Barbosa Júnior e José Ricardo Costa Marques Corbelino.
Leia mais; Veja quem tem direito ao auxílio reclusão do INSS, que tem novos valores
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).