Lara Miranda Sena, uma mulher trans, 27 anos, foi agredida nesta quinta-feira (14.09) por um motorista de ônibus no terminal do BRT de Santa Maria, no Distrito Federal. O incidente está sendo investigado como agressão e injúria preconceituosa pela Polícia Civil do Distrito Federal.
O desentendimento iniciou na quarta-feira (13.09), quando Lara tentou entrar com sua cachorrinha de pequeno porte na coleira em um ônibus conduzido por Ademar do Nascimento Sá. Ademar tentou impedir a entrada de Lara no transporte público e proferiu várias ofensas contra ela, causando constrangimento.
Na manhã de quinta-feira (14.09), Lara e seu companheiro foram ao terminal para discutir seu direito de embarcar com a cachorrinha de estimação. Nesse momento, Ademar apareceu alterado, ofendendo Lara e seu companheiro. Ele desferiu socos no rosto e na cabeça de Lara, além de atingir seu companheiro com um objeto cortante e quebrar seu celular.
Durante o tumulto, os colegas de trabalho do motorista intervieram e chamaram a Polícia Militar, que levou todos os envolvidos para a delegacia e, posteriormente, liberou o motorista.
Em resposta ao incidente, a empresa de ônibus Pioneira emitiu uma nota lamentando o ocorrido e assegurando que todas as medidas cabíveis serão tomadas. A empresa reiterou seu compromisso com a igualdade, a diversidade e o respeito a todos os passageiros, enfatizando que a discriminação não tem lugar em sua empresa. Todos os colaboradores passam por treinamentos diários que enfatizam o tratamento humanizado a todos os usuários, independentemente de sua identidade de gênero ou orientação sexual.
Leia também: Em surto, homem nu invade academia e acaba agredido por populares
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).