A cerimônia de posse da nova Diretoria da Comissão da Lavagem das Escadarias da Igreja de São Benedito, Biênio 2024/2025, de Cuiabá, será realizado na próxima segunda-feira (19.02), no auditório E, sala 121, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O evento começará às 19h30 e está programado para terminar às 21 horas, após a cerimônia será servido um coquetel.
O evento, que acontece anualmente, promove a igualdade racial e cultural, além de dar visibilidade às comunidades tradicionais quilombolas e religiões de matriz africana. No ato, os participantes são envolvidos em cânticos, louvores e hinos religiosos, toque de tambores, danças e água de cheiro enquanto caminham pela cidade.
A Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário da Igreja e São Benedito é considerada um ato cultural de tradições, e consta no Calendário Oficial de Eventos Culturais do Município de Cuiabá–MT (lei 6.304 de 28 de setembro de 2018). Neste ano, o ato acontecerá no dia 29 de junho.
A diretoria par ao Biênio 2024/2025 será composta da seguinte forma:
Presidente: Regina Oliva de Campo. Residente do município de Várzea Grande. Regina é servidora pública efetiva, exercendo suas funções na Superintendência Militar da AL-MT, além de ser graduada pela UNIVAG no curso de Gestão no Serviço Público. É dirigente do Centro Umbandista Templo de Luz Seara do caboclo Indaiassu há 37 anos, considerada Sacerdotisa.
Vice-presidente: Lucilene de Pinho Ferreira. Residente da Comunidade Quilombola de Mata-Cavalo. Graduada em Licenciatura em Educação Física e pós-graduada em Arte na Educação. Atualmente exerce a função de professora na escola Quilombola Tereza Conceição de Arruda.
Diretoria Núcleo Estratégico: Lindisey Catarina de Sá e Alair Fernando das Neves.
Secretaria: Erzinete Jacob de Almeida.
Suplente: Marcia Mayra Batista de Lima.
Tesoureira: Paola Maria Teischmann.
Suplente: Neuza da Costa Elias.
Conselheiros: Cristóvão Luiz Gonçalves e Mairaline Gonçalves.
Sacerdotisa: Walneth Ferreira e Moraes.
Leia também - Neri Geller destaca protagonismo do Brasil na política agrícola mundial
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).