23 de Fevereiro de 2025
23 de Fevereiro de 2025

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Variedades Quinta-feira, 10 de Agosto de 2023, 16:20 - A | A

Quinta-feira, 10 de Agosto de 2023, 16h:20 - A | A

"liberdade de escolha"

Jovem celebra decisão de laqueadura aos 22 anos: “Me sinto realizada”

A jovem conta que teve a ideia de publicar o vídeo depois de ter visto uma outra mulher, de 19 anos, levantar um debate sobre o tema

Nicolle Ribeiro/ VGN

Paloma Melo, de 22 anos, viralizou no TikTok após mostrar todo o processo para o procedimento de laqueadura. A jovem, que é mãe de uma menina de dois anos, sempre soube que, caso tivesse filhos, gostaria de ter apenas um.

“Desde cedo, escutei falar sobre o peso da maternidade real. A minha irmã é mãe solo, e sou quase uma segunda mãe para o meu sobrinho. Sei bem que as coisas não são fáceis. Quando casei, eu e meu marido decidimos engravidar, mas não queríamos outro. Até pensei em colocar DIU, na época, porque a laqueadura não era permitida para a minha idade”, contou a jovem.

A lei que facilita a laqueadura entrou em vigor em março de 2022 e garantiu que as mulheres realizassem o procedimento contraceptivo a partir dos 21 anos. Antes, só era permitido aos 25. Além disso, deixou de ser necessário o consentimento do cônjuge para a realização da cirurgia.

A jovem conta que teve a ideia de publicar o vídeo depois de ter visto uma outra mulher, de 19 anos, levantar um debate sobre o tema.

“Tinha visto o vídeo de uma menina que fez laqueadura ainda mais jovem, mas ela já tinha três filhos. Pensei: ‘vou fazer também’. Gravei uma contagem regressiva e filmei no hospital. Em seguida, postei”.

Paloma disse que o vídeo viralizou em questão de horas, e que recebeu muitas críticas. “No dia seguinte, todos estava falando sobre isso. Chegaram muitas notificações de pessoas me atacando. Mesmo quando souberam que tenho uma filha, as críticas não diminuíram, pelo contrário”, conta.

“Ela não pede irmãos? E se pedir”, “E se você mudar de ideia? Te achei precipitada!”, “Vou te seguir para daqui uns 10 anos ver você arrependida de ter feito isso”, esses foram alguns dos comentários recebidos.

Além das críticas, ela recebeu também dúvidas e comentários positivos sobre o momento. “Nós, mulheres, temos pouca liberdade. Nesses dias, tenho recebido muitas mensagens de mulheres felizes com o fato de eu ter exposto com naturalidade. É uma conquista. Elas perguntam sobre o procedimento: como é, se dói, o que ele faz no nosso corpo”.

Em entrevista à revista Marie Claire, Paloma diz estar se sentindo realizada, mesmo com as críticas. 

“Me sinto realizada. Quero curtir a minha vida em paz com minha filha e meu marido, proporcionar para ela tudo o que almejamos. Além disso, torço para que as pessoas falem mais sobre laqueadura, é um direito nosso. Viva a liberdade de escolha”, finaliza.

Leia também - França enfrenta nova epidemia de Covid com a subvariante ômicron

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760