Os jogadores de futebol sul-americanos serão imunizados com a Coronavac, a vacina da empresa chinesa Sinovac, que doará cerca de 50 mil doses à Conmebol, anunciou nesta terça-feira (13) o presidente da organização esportiva, Alejandro Domínguez.
A imunização terá como foco os principais times do futebol profissional sul-americano dos torneios de primeira categoria, masculino e feminino, destacou o site da Conmebol.
"É a melhor notícia que a família do futebol sul-americano pode receber", disse Domínguez em nota divulgada no site da instituição.
As imunizações terminam antes do início da Copa América na Argentina e na Colômbia (13 de junho), disseram fontes da entidade à AFP.
A farmacêutica asiática "entendeu que o futebol é uma atividade fundamental para a economia, a cultura e a saúde física e mental dos sul-americanos", comentou o presidente da Conmebol.
O gerente também agradeceu ao presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, por seus esforços "para (realizar) essa conquista sem precedentes no futebol mundial".
Até o momento, nenhuma outra confederação no mundo conseguiu ter os imunizantes disponíveis para iniciar um processo de vacinação em massa, indicou a Conmebol.
Domínguez disse que os pormenores logísticos e operacionais do processo de vacinação "serão informados atempadamente pela Conmebol, em coordenação com as associações filiadas".
"É um grande passo para derrotar a pandemia, o que não significa de forma alguma que vamos baixar a guarda", disse o chefe da Conmebol.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).