02 de Dezembro de 2024
02 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Variedades Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2018, 09:31 - A | A

Quarta-feira, 05 de Dezembro de 2018, 09h:31 - A | A

CUIDADOS

Celular é mais sujo do que vaso de banheiro público, orienta médico

R7

Reprodução

celular

 

Todos os dias as pessoas pegam ônibus, empurram carrinhos de supermercado, andam de transporte público, vão ao banheiro e tudo isso com o celular em uma das mãos. É por esse motivo, que os aparelhos ficam infectados com uma grande quantidade de bactérias, vírus e fungos que podem causar doenças.

A concentração desses germes é tamanha que o celular pode ser mais sujo do que a sola de sapato de alguém que caminha pelas ruas da cidade o dia todos.

Além disso, o aparelho pode conter até mais contaminante do que a tampa do vaso sanitário de um banheiro público. Tudo isso apenas por não lavar as mãos adequadamente e não higienizar o celular com frequência.

"Em termos de bactérias, o celular tem mais bactérias que a sola de um sapato e a tampa de vaso sanitário de um banheiro público", afirma o biomédico Roberto Figueiredo, conhecido Dr. Bactéria.

Segundo o Dr. Bactéria, os microrganismos espalhados por todo o celular podem causar diversas problemas de saúde se não for realizada a limpeza correta.

Basta manusear o aparelho e depois levar alimentos à boca ou coçar os olhos para ser contaminado. Intoxicação alimentar, feridas com pus, sinusite, laringite, otite, diarreia e vomito podem provocados pela sujeira.

Entre as doenças que podem ser provocados por conta do celular sujo são: conjuntivite, gastrite, sinusite, laringite, diarreia e até caspa, que é causa por um fungo no couro cabeludo. "O celular é de uso individual e usar um emprestado de alguém pode estar se contaminar", afirma.

Durante todo o período em que a pessoa estiver doente, também é importante fazer a limpeza do celular. Segundo o Dr. Bactéria, quem não toma essa precaução pode prologar o tempo que o organismo fica infectado.

O biomédico orienta a não usar o álcool convencional ou detergentes para fazer a limpeza. O uso do produto pode danificar o aparelho. "Use o álcool isopropílico ou isopropanol, que é vendido em lojas de matérias eletrônicos e é próprio para desinfetar eletrônicos".

Os lenços umedecidos, usados para limpar bebês, são uma alternativa segura para higienizar o celular. Essa é uma forma de substituir o álcool isopropílico em uma situação de emergência.

"Todo mundo deve limpar o celular uma vez por semana para evitar doenças. As pessoas que trabalham na área da saúde, como médicos, enfermeiros, dentistas e biomédicos, devem fazer a higienização diariamente", explica o Dr. Bactéria.

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760