Uma operação conjunta realizada pela Polícia Civil, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), e o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (Ivisa-Rio) na noite do último domingo (12.02), culminou na prisão de duas pessoas ligadas ao funcionamento de um camarote no Sambódromo da Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro. Os detidos são responsáveis pelo camarote Lounge Sapucaí e pelo serviço de buffet do local.
Durante a fiscalização, foi constatado que os alimentos oferecidos aos convidados estavam sendo preparados em condições inadequadas, especificamente no banheiro masculino do setor 13, junto a itens pessoais como meias e mochilas.
A ação resultou na apreensão e no descarte de aproximadamente 500 quilos de alimentos armazenados de forma imprópria, sem o uso de refrigerador para conservação.
A inspeção abrangeu outros camarotes, dos quais alguns ajustaram as falhas apontadas no ato, enquanto outro recebeu multa da Fiscalização Sanitária. A Rio Carnaval, por meio de uma publicação no X (anteriormente conhecido como Twitter), confirmou a fiscalização e esclareceu que o camarote Lounge Sapucaí não possuía autorização da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) para a instalação de uma cozinha no local.
Leia também - Wanessa recebe ameaça de morte e equipe toma providências
Em nota o Espaço Lounge Sapucaí, esclarece que em seu primeiro ano na avenida, teve um problema com a vistoria da Vigilância Sanitária, mas contesta a alegação de manipulação de alimentos dentro de banheiros. Segundo o relato, os alimentos apreendidos já estavam prontos e apenas armazenados em um espaço próximo ao banheiro, sem terem sido servidos aos convidados.
A responsável pelo espaço e a dona do buffet foram conduzidas à delegacia, mas liberadas em seguida. A nota afirma que o Lounge Sapucaí não foi um camarote comercial e não comercializou ingressos, recebendo apenas convidados e patrocinadores.
Reconhecemos que o espaço conhecido como LOUNGE SAPUCAÍ teve seu buffet interditado hoje pela vigilância sanitária durante os desfiles na Marquês de Sapucaí. Este espaço está localizado no setor 13 e não possuía a devida autorização da Liesa para instalar uma cozinha.
— Rio Carnaval (@RioCarnaval) February 12, 2024
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).