O Brasil registrou o primeiro caso da subvariante EG.5 do coronavírus, conhecida como Eris, em São Paulo. Na manhã desta sexta-feira (18.08), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) confirmou a possibilidade da mutação do vírus já estar circulando no país.
O caso aconteceu na capital paulista, e segundo informações, os sintomas iniciais começaram no final de julho e foram registrados por um hospital particular. A paciente, de 71 anos, não tem histórico de viagens recente e está com o esquema vacinal completo.
Em nota, o Ministério da Saúde confirmou a detecção da subvariante, destacando que a paciente já está curada, "tendo apresentado os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor de cabeça em 30 de julho, sendo que fez a coleta para exame laboratorial em 8 de agosto".
A recomendação para evitar novas infecções é a atualização das doses de reforço, o uso de máscaras por pessoas com comorbidades e mais vulneráveis ao coronavírus. O Ministério ressalta também a importância de pessoas com sintomas gripais buscarem o teste da Covid-19.
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que até a última sexta-feira (11.8), 1,5 milhão de pessoas foram infectadas pela Covid-19 no mundo entre 10 de julho e 6 de agosto.
Leia também - França enfrenta nova epidemia de Covid com a subvariante ômicron
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).