A barragem do complexo Dal Bó, conhecida como represa São Miguel, de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, está em risco de ruptura. O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) anunciou um alerta na madrugada desta quinta-feira (02.05). A represa existe há mais de 90 anos e essa é a primeira vez que chega a esse nível, faltando apenas de 10 a 15 centímetros para transbordar.
Cerca de três bairros de Caxias serão afetados caso a barragem se rompa. A região já está sendo evacuada pelas equipes de segurança da cidade e 30 famílias já foram retiradas, sendo abrigadas em casas de parentes ou em locais disponibilizados pela assistência social.
Uma comporta foi aberta para reduzir o volume de água, na noite dessa quarta-feira (1°) a estrutura estava aberta em 75 por cento, mas precisou ser aberta em 100 por cento na manhã desta quinta. Um gabinete de crise do governo municipal, com a cooperação do Exército, foi criado para decidir as próximas ações.
“A comporta foi aberta 100%. A qualquer momento, as casas em frente ao vertedouro podem sofrer com alagamentos. Emitimos sinal de evacuação da área. O Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, FAS, secretaria de Habitação, Guarda Municipal e outros órgãos de segurança estão na região alertando as famílias e auxiliando na evacuação. Engenheiros também estão na represa avaliando a possibilidade de rompimento da barragem devido às fortes chuvas”, explicou o Samae.
Leia também- Chuvas no RS: Barragem se rompe e municípios estão em estado de alerta
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).