O 3º Encontro Mato-grossense de Curureiros, realizado pelo Grupo Folclórico de Cururu, Siriri e Reza Cantada do Pantanal de Poconé, ocorre no próximo sábado (19.08), no município de Poconé (a 104 km de Cuiabá), para comemorar o mês do Folclore, com intuito de apresentar a cultura e buscar apoio das autoridades mato-grossenses.
Em conjunto com a Academia Lítero-Cultural Pantaneira (ACADEPAN) e o Polo Socioambiental Sesc Pantanal, o evento acolhe representantes do Cururu das cidades de Nossa Senhora do Livramento, Cáceres, Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Rosário Oeste, Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Bugres e demais municípios.
Conforme Walney Rosa, um dos idealizadores do evento, a festividade busca trazer a cultura dos Cururueiros, para dar visibilidade a mostrar a importância da manifestação do cururu, siriri e a reza cantada para o Estado de Mato Grosso.
O objetivo é encaminhar as intenções para as autoridades municipais e estaduais, e entidades de defesa da cultura, buscando apoio para a cultura cururueira, sendo uma das mais importantes da história de Mato Grosso, ser preservada e valorizada.
A programação do evento conta com:
7h30 – Inscrições dos Grupos e Cidades
7h40 – Chá cô bolo
8 horas – Saudação dos Grupos e Cidades
8h30 – Abertura Oficial
9 horas – Roda de conversa
- Registro dos Anseios dos Grupos
- Defesa da perpetuação da cultura
- Composição da CARTA ABERTA: Em defesa do cururu e das tradições pantaneiras
9h30 – Apresentações Musicais dos Grupos
11 horas – Almoço de Confraternização
O evento irá acontecer no Salão Social do Sesc Poconé, no bairro São Benedito, do município de Poconé, das 7h30 às 12 horas.
Leia mais - Botelho afirma que construção do Centro Médico Infantil irá melhorar atendimento pediátrico em Cuiabá
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).