Diante de um balanço que não é animador, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou 124 municípios de Mato Grosso sobre a situação de risco relacionada à Covid-19. A pasta considerou a incidência pelo coronavírus nos últimos 14 dias para notificar os municípios que registram níveis de alerta.
Além de informar quanto à situação de risco, a SES endossou as orientações definidas na última reunião do Centro de Operação em Emergência em Saúde Pública (COE), composto por diversas instituições públicas de Mato Grosso, como o Ministério Público e a Defensoria Pública do Estado. “É registrado um aumento significativo de casos da Covid-19 em nível nacional, com consequente agravamento, especialmente em razão da baixa cobertura vacinal", diz a SES.
Segundo a SES, é preciso que haja apoio e a forte atuação dos municípios, sobretudo, no que diz respeito à busca ativa dos cidadãos que estão aptos para a vacinação contra a Covid-19”, explicou a secretária de Estado de Saúde, Kelluby Oliveira. O documento, ainda reforça que a baixa cobertura vacinal influencia no índice de agravamento da doença, fazendo com que mais cidadãos necessitem de internação em leito de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), podendo haver consequentes evoluções para óbito.
Veja a lista dos municípios notificados
Água Boa, Canabrava do Norte, Canarana, Novo Horizonte do Norte, Alto da Boa Vista, Porto dos Gaúchos, Cocalinho, Luciara, Gaúcha do Norte, Brasnorte, Mirassol d’Oeste, Novo Santo Antonio, Nova Nazaré, Castanheira, Colniza, São Félix do Araguaia, Juína, Juruena, Querência, Guarantã do Norte, Ribeirão Cascalheira, Nova Brasilândia, Matupá, Araputanga, Novo Mundo, Serra Dourada, Peixoto de Azevedo, Acorizal, Cáceres, Curvelândia, Barão de Melgaço, Terra Nova, Arenápolis, Cuiabá, Chapada dos Guimarães, Campos de Júlio, Barra do Bugre, Jangada, Comodoro, Campo Novo do Parecis, Nossa Senhora do Livramento, Conquista D’Oeste, FIgueirópolis, Santo Antônio de Leverger, Várzea Grande, Diamantino, Nova Marilândia, Nobres, Nortelândia.
Leia também
Acordo costurado por Emanuel fecha apoio a Neri ao Senado e lança Percival e Márcia ao Governo