A Organização Mundial da Saúde declarou nesta quinta-feira (11.05) que a Mpox ou varíola dos macacos não configura mais emergência em Saúde Pública de Importância Internacional.
Em junho de 2022, a OMS havia declarado a doença como emergencial em razão do surto da doença em vários países. Foram reportadas no ano passado mais de 87 mil casos e 140 mortes em aproximadamente 111 países.
De acordo com a entidade, houve uma queda de 90% nos casos ao longo dos últimos três meses em comparação ao trimestre anterior.
O diretor- geral da OMS, Tedros Adhanom, afirmou em post na rede social que foi observado um processo no controle baseado nas lições aprendidas com o vírus da AIDS (HIV), e nas rápidas respostas vindo dos países.
“A OMS tem sido muito encorajada pela rápida resposta dos países. Agora vemos um progresso constante no controle do surto com base nas ligações do HIV e trabalhando em estreita colaboração com as comunidades mais afetadas”, diz parte da publicação.
O diretor-geral destacou a importância dos trabalhos que as organizações comunitárias, junto com autoridades de saúde pública vêm fazendo de informar as pessoas sobre os riscos da Mpox.
“Em particular, os trabalhos das organizações comunitárias, juntamente com as autoridades de saúde pública, têm sido fundamentais para informar as pessoas sobre os riscos da Mpox, encorajar, apoiar a mudança de comportamento e defender o acesso a testes, vacinas e tratamentos para os mais necessitados”, disse.
Leia também - Lei estabelece campanha de Incentivo ao aleitamento materno em MT