A secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande conseguiu autorização do Conselho Municipal de Saúde para dispensa de licitação para aquisição “emergencial” no período de 180 dias, de produtos e serviços para o setor. O Conselho Municipal aprovou a aquisição, em reunião no dia 10 de janeiro.
De acordo com o presidente do Conselho, Geovane Renfro, a aprovação para compra de produtos e serviços para o setor é de suma importância para melhorar o sistema de saúde do município, que hoje, segundo ele, está um “caos”. “A saúde de Várzea Grande está um caos e a aquisição vai ajudar a melhorar o setor”, disse Geovane.
Ainda segundo ele, hoje o setor vem sofrendo com falta de abastecimento de medicamentos no Pronto-Socorro e nas demais unidades de saúde da cidade. Com o abastecimento, muitas pessoas que não tem condições de comprar medicamentos vão poder conseguir gratuitamente na rede municipal, fato que não vinha ocorrendo nos últimos dias.
A secretária municipal de Saúde, Jaqueline Guimarães, disse ao VG Notícias que com a dispensa de licitação o setor vai poder atender as necessidades da área e melhorar o atendimento a população.
Ela adiantou ainda, que a Prefeitura deve realizar um processo de licitação para contratar empresas que possam prestar estes serviços e fornecer os produtos em um período de um ano. No entanto, a secretária não revelou quando esse novo processo deve ser aberto.
Além de medicamentos, foi pedido material hospitalar, material de limpeza, gêneros alimentícios, leite, suplementos alimentares. Também aquisição de exames de média e alta complexidade e bombas de infusão de alimentação.
Consta ainda, o pedido de contratação de empresa especializada para manutenção dos veículos na rede municipal de saúde, dos equipamentos médico hospitalar e odontológico da rede e para prestar serviço de manutenção em ar condicionado, computadores e impressoras da rede municipal de saúde.