A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Programa Municipal DST/Aids – conduzido pelo Serviço Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) promove nesta semana ações referente ao Dia Mundial de Luta Contra AIDS – a ser comemorado em 1° de dezembro. Durante a semana vários estabelecimentos, como bares e casas noturnas de Várzea Grande, serão visitados por equipes formadas pelo Serviço Especializado.
Em parceria com o Centro de Doenças Tropicais (CDT) a SAE/CTA realiza hoje (27.11) a capacitação para os servidores de saúde sobre a “Transmissão Vertical” - quando a doença é transmitida de mãe para filho. Cerca de 60 profissionais, entre técnicos de enfermagem e enfermeiros das policlínicas do município, serão capacitados para lidar com situações especificas em relação a DST/Aids, principalmente com as gestantes na face inicial da gestação.
O gerente da SAE/CTA, João Paulo Alcântara disse em entrevista ao VG Noticias, que a ação se encerrará em 30 de novembro, onde algumas ONGs irão participar do evento panfletando e orientando a população sobre as doenças sexualmente transmissíveis e os cuidados necessários para evitar ou conviver com a doença. Além disso, haverá uma equipe da SAE distribuindo preservativos e material informativo no Terminal de Integração André Maggi.
Já o secretário municipal de Saúde, Marcos Boró, informou ao VG Noticias, que a Secretaria está empenhada nesta ação. “Através de medicações e projetos para saúde, estamos fazendo a nossa parte em prol da vida, o dia D é lembrado globalmente e em Várzea grande não vai ser diferente”, disse Marcos Boró.