Cerca de 30 mil testes para o coronavírus foram adquiridos pelo Estado. Ainda, segundo informações repassadas pelo secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, durante entrevista na última sexta-feira (27.03), o Governo está envidando esforços para adquirir mais 20 mil testes testes rápidos.
“Fizemos aquisição de 10 mil testes rápidos e mais 20 mil testes que é para o Laboratório Central do Estado (Lacen-MT)”, completou.
Segundo Gilberto, esses testes serão utilizados na unidades hospitalares para testar somente pacientes que estejam apresentando sintomas graves de Covid-19. Além desses, também serão testados os profissionais que atuam na Saúde do Estado.
“Esses testes serão usados nas unidades hospitalares para testar os pacientes que chegam agravados e nós temos certeza absoluta que é um paciente infectado pelo coronavírus; e para testar os profissionais que estão atuando em nossas unidades hospitalares do Governo do Estado”, explicou.
O secretário afirmou ainda que, apesar do Governo ter adquirido, cabe à Prefeitura de cada município equipar seus respectivos hospitais não só com os testes, como também com equipamentos de proteção individual (EPIs).
Casos - De acordo com dados atualizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), até ontem (28) havia 556 suspeitas de coronavírus em Mato Grosso e 14 casos confirmados, sendo oito em Cuiabá; três casos em Rondonópolis, dois em Várzea Grande e um em Nova Monte Verde (953 km da Capital).