Principal promessa para “desafogar” o Pronto-Socorro de Várzea Grande, a primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) localizada no bairro Ipase, não tem previsão para abrir as portas para a população. A informação foi repassada pelo secretário municipal de Saúde, Douad Abdallab, à reportagem do VG Notícias.
De acordo com o secretário, as obras da UPA ficarão prontas em agosto deste ano – sem dia específico -, porém, até ficar pronta para funcionamento há uma série de medidas a ser tomadas.
“Não tem data definida. Isso é feito dentro de um planejamento, etapas a ser concluídas, primeiro entrega as obras, equipamentos, equipe, treinamento, qualificação, e daí você põe para funcionar” disse.
O secretário afirma que a entrega da Unidade está dentro do prazo estipulado, e segundo ele, o que mais “pesa” para abrir as portas da UPA é a forma que será custeada.
De acordo com ele, por se tratar de programas relacionados à rede de urgência, o custeio para manter a Unidade, será feito pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Prefeitura e do Governo do Estado (25%).
“Está dentro do prazo. O problema não é nem andamento das obras nem compra de equipamentos, mas a data que o Ministério da Saúde irá iniciar o custeio, porque daí terá toda uma documentação para se providenciar, como é que você vai manter uma unidade sem o custeio. Daí tem que fazer uma programação, contratação de gente, treinamento e capacitação” destacou.
UPA – Com valor de R$ R$ 4.045.840,42, a obra foi lançada em 25 de janeiro de 2013, com previsão para ser entregue em 180 dias.
A Unidade pretende funcionar como uma policlínica avançada, em regime de urgência e emergência e contará com três consultórios clínicos e três consultórios pediátricos. Além de 18 leitos para internação rápida de observação 24 horas e serviço integrado do SAMU, com previsão para o atendimento de 340 pessoas por dia.