O prefeito Mauro Mendes (PSB) informou nesta terça-feira (19.03) que o Governo Federal garantiu recursos para a construção de um novo Pronto-Socorro em Cuiabá. A garantia partiu do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
“Na próxima semana vamos anunciar o local em que a nova unidade será construída e em abril lançaremos o edital para contratação da empresa que realizará o projeto executivo do hospital”, disse o prefeito.
Em reunião com o prefeito, o ministro disse que se Cuiabá conseguir lançar a obra neste ano, o Ministério garante os recursos ainda em 2013.
Mauro Mendes declarou que o Ministério da Saúde concordou com o projeto da Prefeitura de que o Pronto-Socorro não seja referência apenas em urgência e emergência, mas também um hospital regional com tratamentos em várias especialidades, como neurologia e cardiologia. De acordo ele, a nova unidade de saúde será referência em alta e média complexidade.
Além do prefeito Mauro Mendes e do ministro Alexandre Padilha, o senador Blairo Maggi (PR) também participou da reunião.
Vale lembrar que o Pronto-Socorro de Cuiabá conta atualmente com 258 leitos, sendo 25 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 112 de urgência e 121 de enfermaria, além de 15 consultórios (13 clínicos e 2 salas de sutura) e 11 centros cirúrgicos. Em 2012, a unidade de saúde realizou 9.606 internações e 123.519 atendimentos.