O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em publicação feita em seu perfil no Twitter nesta segunda-feira (1º.08), afirmou que o Brasil vai receber um antiviral para combate ao surto de varíola dos macacos no país.
Segundo ele, o Ministério da Saúde irá receber o remédio da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), para reforçar o enfrentamento ao surto da doença. Conforme pesquisa publicada na revista científica "The Lancet Infectious Diseases", pacientes tratados com o “tecovirimat”, tiveram duração menor dos sintomas da varíola dos macacos e expeliu vírus por menos tempo pelo trato respiratório superior.
“O Ministério da Saúde receberá, por intermédio da OPAS (@pahowho), o antiviral tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto de Monkeypox no Brasil . Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento”, escreveu o ministro.
Conforme dados do Ministério da Saúde, até o momento, o Brasil registra 1.369 casos confirmados de varíola dos macacos no país, nos seguintes Estados: São Paulo (1.031), Rio de Janeiro (169), Minas Gerais (63), Distrito Federal (20), Paraná (21), Goiás (18), Bahia (11), Ceará (4), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (7), Tocantins (1) , Acre (1), Amazonas (1), Rio Grande do Sul (6), Mato Grosso do Sul (5), Amazonas (1), e Santa Catarina (7).
Importante destacar ainda que dois casos suspeitos da varíola dos macacos estão sendo monitorados pela Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá. Segundo o órgão, os casos investigados são referentes a homens e foram iniciados na semana passada.
Leia Também - Dois casos suspeitos de varíola do macaco são registrados em Cuiabá
O Ministério da Saúde receberá, por intermédio da OPAS (@pahowho), o antiviral tecovirimat para reforçar o enfrentamento ao surto de Monkeypox no Brasil ????????. Serão contemplados casos mais graves em um primeiro momento.
— Marcelo Queiroga ???????????????? (@mqueiroga2) August 1, 2022