O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lançou nesta segunda-feira (22.08) campanha nacional de prevenção a varíola dos macacos para informar a população sobre os sintomas da doença.
Com o conceito “Fique Bem com a Informação Certa”, o Ministério da Saúde irá buscar conscientizar a população sobre a transmissão, contágio, sintomas e prevenção, além de dar orientações sobre o que fazer em casos suspeitos de varíola dos macacos.
Para a divulgação das informações foi criado um site sobre o tema. O ministro Marcelo Queiroga explicou que já foram realizadas reuniões com entidades da sociedade civil que atuam com as populações mais atingidas pelo vírus.
Ele explicou que a letalidade da doença é baixa e reforçou que o Governo pretende fazer aquisição de 50 mil doses de vacina contra o vírus, por intermédio do fundo rotatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
Porém, o processo ainda não foi firmado devido à carência de produtos no mercado internacional. As doses a serem adquiridas neste primeiro momento serão somente os profissionais de saúde.