A primeira morte por H1N1 foi confirmada em Mato Grosso. A vítima foi um idoso de 73 anos que havia sido internado no dia 11 de fevereiro. Ele morreu nove dias depois, mas os resultados que confirmaram que a morte ocorreu por causa da gripe A ficaram prontos no final do mês passado. Esse foi o único caso confirmado da doença no estado até o momento.
Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT). Em Mato Grosso, outras sete mortes que teriam sido causadas pela doença ainda estão sob investigação.
Na semana passada, um menino indígena de um ano morreu com sintomas da doença após ficar oito dias internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Regional de Colíder, a 648 km de Cuiabá.
Em todo o estado, 28 casos suspeitos de H1N1 ainda aguardam confirmação para saber se se tratam mesmo da doença. A maior parte dos pacientes é de Cuiabá e Rondonópolis, sendo 10 casos em cada cidade. Algumas das outras cidades com pacientes com suspeita de gripe A são Várzea Grande, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Sorriso e Barra do Garças.
No ano passado, o estado não teve nenhum caso de H1N1 confirmado. Em 2014, foram 44 registros confirmados da doença. O Ministério da Saúde deve realizar campanha de vacinação contra a gripe A no dia 30 de abril, com duração até o dia 20 de maio.