Os números de casos de dengue em Mato Grosso vêm crescendo consideravelmente. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, desde o primeiro dia de janeiro até a última quarta (06.06) já foram registrados 27.354 casos da doença. Os números são muito superiores aos registrados em 2011, quando neste mesmo período haviam sido notificados apenas 9.065 casos.
Segundo a Secretaria foram registradas 11 mortes, sendo que sete foram confirmadas e as outras quatro estão sob investigação. Cuiabá teve quatro óbitos confirmados, Várzea Grande dois óbitos em investigação, Sinop dois casos confirmados e Aripuanã um confirmado, Sorriso um óbito sob investigação e Tangará da Serra um óbito em investigação.
Em relação às cidades que mais tiveram casos da doença registrada, Cuiabá é a primeira com 9.065, sendo 49 casos graves, Sinop é a segunda com 3.217 casos de dengue, sendo seis casos graves. Logo atrás vem Várzea Grande, com 1.911 e Rondonópolis onde foram notificados 668 casos da doença.
Para tentar conter os altos índices de dengue, Várzea Grande iniciou no fim de maio, a aplicação do fumacê nos bairros da cidade. Já Cuiabá, devido às chuvas desta semana, vai iniciar a aplicação só nesta segunda (11.06).