26 de Abril de 2024
26 de Abril de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Saúde Quinta-feira, 26 de Abril de 2018, 09:27 - A | A

Quinta-feira, 26 de Abril de 2018, 09h:27 - A | A

MAIS DE 39 HORAS

Excesso de trabalho pode levar a morte

ÉPOCA

 

Se você trabalha mais de 39 horas por semana, seu trabalho pode estar te matando. É o que defende Peter Fleming, professor de negócios e sociedade na City University of London, em um artigo publicado no jornal britânico The Guardian.

Ele reuniu dados de diversas pesquisas realizadas por diferentes instituições para mostrar que quanto mais tempo trabalhamos, mais riscos corremos. “Excesso de trabalho se tornou regra em muitas empresas – algo esperado e até mesmo admirado. Tudo o que fazemos fora do escritório – não importa o quão gratificante – é discretamente julgado”, afirma o professor. “Relaxar, praticar hobbies, criar os filhos ou ler um livro são atividades tratadas como preguiça.”

Um dos estudos citados por Fleming é da Universidade Nacional da Austrália. Pesquisadores da instituição descobriram que trabalhar acima de 39 horas por semana é um risco para o bem-estar das pessoas.

Fleming também lembrou em seu texto que o centro médico da Columbia University usou rastreadores para monitorar 8 mil trabalhadores com idade acima de 45 anos. A pesquisa mostrou que aqueles que passam mais do que 13 horas por dia sentados são duas vezes mais propensos a morrer prematuramente do que os que passam 11,5 horas. O autor do estudo concluiu que ficar sentado em um escritório por longos períodos tem um efeito similar a fumar e que deveria existir um alerta de saúde sobre o assunto.

Já outra pesquisa, realizada pela University College London com 85 mil trabalhadores, principalmente homens e mulheres de meia idade, encontrou uma correlação entre excesso de trabalho e problemas cardiovasculares, especialmente de batimento cardíaco irregular ou fibrilação atrial, que aumenta em cinco vezes as chances de um acidente vascular cerebral.

Mas qual seria então uma carga horária aceitável? Fleming explica que o pesquisador norte-americano Alex Soojung-Kim Pang descobriu que os trabalhos modernos são produtivos por aproximadamente quatro horas por dia. O resto do tempo é preenchido com preocupações.

O professsor lembra que o governo da Suécia criou um experimento onde enfermeiras de asilos trabalhavam seis horas por dia e, ainda assim, recebiam um salário de oito horas. O resultado? Menos licenças por doenças, menos estresse e um aumento em produtividade.

Mas o próprio autor identificou fraquezas nas pesquisas citadas em seu artigo. Segundo Fleming, a maior parte dos estudos analisa apenas o tempo gasto trabalhando, sem levar em conta outras questões, como as condições desse trabalho. "Se um trabalho é miserável e excessivamente estressante, mesmo poucas horas podem ser um pesadelo."

Fleming também faz um alerta sobre a tecnologia, que ao invés de nos ajudar a trabalhar menos, tem piorado esse cenário. Segundo ele, em 2002, menos de 10% dos funcionários checavam o email do trabalho fora do expediente. Hoje, com tablets e smartphones, esse número é de 50%. "Alguns sugerem que o trabalhador de hoje nunca desliga. Assim como nossos telefones, nós apenas ficamos em standby no fim do dia, até nos arrastarmos para a cama exaustos.”

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760